
Organizadores: José Marciel Araújo Porcino, Natália Macedo Pinheiro Saraiva, Erica Lamara Gomes Alves Grigorio
ISBN: 978-65-5381-281-9
DOI: 10.51859/amplla.tea819.1125-0
Ano da publicação: 2025
Esta obra nasce do encontro entre a teoria e a prática, entre a vivência institucional e a reflexão crítica, entre a necessidade de compreender o outro em sua inteireza e a urgência de construir intervenções mais humanizadas, inclusivas e cientificamente embasadas. O leitor perceberá, ao longo dos capítulos, que cada linha foi construída com base na escuta, na observação atenta e no respeito profundo pelas singularidades do sujeito com TEA. Mais do que um trabalho acadêmico, este livro é fruto de uma trajetória marcada pelo compromisso com a transformação das práticas profissionais e pela promoção de uma clínica e de uma educação voltadas para a equidade e a valorização da diferença. Cada capítulo representa uma tentativa honesta e dedicada de compreender o TEA para além das classificações diagnósticas, reconhecendo as nuances afetivas, cognitivas e sociais que moldam o cotidiano de crianças, adolescentes e adultos autistas.