
Organizadores: Ivo Batista Conde, Joilson Silva de Sousa
ISBN: 978-65-5381-275-8
DOI: 10.51859/amplla.etc5158-0
Ano da publicação: 2025
Vivemos tempos em que a educação é constantemente convocada a se reinventar diante das transformações tecnológicas, culturais e sociais que marcam o século XXI. Os avanços das tecnologias digitais, os debates sobre inclusão e diversidade, a urgência da sustentabilidade e os novos modos de ensinar e aprender impõem à pesquisa educacional o desafio de acompanhar e interpretar essas mudanças sem perder de vista seu compromisso com a ética e a formação. O presente livro, “Educação, Tecnologia e Cultura: Interfaces e Desafios para a Pesquisa Educacional”, emerge como um farol nesse cenário, oferecendo uma coletânea de trabalhos que exploram as complexas relações entre esses três pilares. Ao reunir trabalhos de autores e autoras comprometidos com a reflexão crítica e reflexiva sobre suas práticas pedagógicas, propomos um espaço de diálogo entre a escola, a universidade e a sociedade, entre a ciência e a cultura, entre o ensino e a pesquisa. Este livro é, portanto, um convite à reflexão e à ação docente. Uma chamada para que educadores, pesquisadores, gestores e todos aqueles que se preocupam com o futuro da educação se unam no esforço de construir um mundo onde a educação, a tecnologia e a cultura caminhem juntas, impulsionando o desenvolvimento humano e social.