Narrativas de acadêmicos de medicina: revisão do conhecimento

Organizadores: Jocélia Maria de Azevedo Bringel, Maria Irismar de Almeida, Sarlene Gomes de Souza, Sheila Marcia de Araújo Fontenele, Vanusa Maria Gomes Napoleão Silva

ISBN: 978-65-5381-263-5

DOI: 10.51859/amplla.nam635.1125-0

Ano da publicação: 2025

Este livro é o ápice de mais uma disciplina finalizada. Estão concentrados oito textos de revisão de literatura elaborados pelos estudantes sob orientação de professoras. Os assuntos estudados são definidos pelos grupos, com o intento de incluir outras visões acerca dos temas da saúde. Nesta edição, percebemos um aumento na demanda de matérias dirigidas à saúde mental, como associação de distúrbios do sono e depressão e do uso de telas e o Transtorno de Espectro Autista. Há trabalhos que versam sobre a relação qualidade de vida e complicações de pessoas afetadas pelo zika vírus, Pacientes em Hemodiálise e Pessoas com Transtornos Alimentares. Outros textos exprimem indicativos de cunho mais prático, a exemplo: Evidências de Terapias não Farmacológicas em Tratamento da Doença de Alzheimer e o Uso da Radiofrequência Pulsátil para o Tratamento da Neuralgia Pós-Herpética. O volume ora editado constitui um meio pedagógico, sobretudo por estimular o envolvimento de alunos do primeiro semestre à produção autoral e à procura por embasamento científico. A formação de médicos engajados na produção de conhecimento e com atuação profissional embasada em evidências científicas fortalecerá a assistência à saúde. Com isso, a formação universitária em instituição pública cumpre sua função de engajar seus egressos, visando à melhoria da sociedade de uma maneira ampla e compromissada.