Das práticas pedagógicas para as relações étnico-raciais na EJA: caderno pedagógico com propostas de oficinas antirracistas

Autoras: Maria Cristina da Conceição Oliveira, Joana Paulin Romanoski

ISBN: 978-65-5381-254-3

DOI: 10.51859/amplla.ppr543.1124-0

Ano da publicação: 2024

O objetivo deste produto educacional é contribuir para o fomento de práticas pedagógicas antirracistas no contexto da EJA a partir da interseccionalidade entre raça e gênero, sobretudo na problematização de práticas educacionais antirracistas que evidenciem a questão do racismo e as realidades socioculturais sobre a identidade, estética e corporeidade da mulher negra. Esta proposta se fundamenta na bibliografia estudada durante a pesquisa e conta com as contribuições do trabalho realizado durante o desenvolvimento das práticas pedagógicas antirracistas na instituição-participante desta pesquisa. Sendo assim, a funcionalidade deste material é possibilitar o fomento reflexivo que permita a compreensão do que são práticas pedagógicas antirracistas a partir de encontros pedagógicos que permitam a participação ativa dos sujeitos que atuam na EJA no processo de ensino-aprendizagem, que os façam se reconhecer em suas realidades de forma a surgir reflexões e experiências críticas que promovam o empoderamento individual e coletivo no contexto da EJA.