Sociologia, inovação e transformação organizacional

Organizadores: Antonio Carlos Andrade Ribeiro, André Ribeiro Lacerda, Andreia Pinto Rabelo, Sérgio Procópio Carmona Mendes, Velcimiro Inácio Maia

ISBN: 978-65-5381-218-5

DOI: 10.51859/amplla.sit185.1124-0

Ano da publicação: 2024

O livro SOCIOLOGIA, INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL é fruto do Colóquio Brasileiro de Sociologia Organizacional (CBSO) organizado pelo Observatório de Inovações, Redes e Organizações (OIRO). A primeira edição do CBSO aconteceu em 2022 na Universidade Federal de Ouro Preto. Os textos reunidos debatem as contribuições da sociologia aos estudos sobre processos de transformação e inovação nas organizações e incluem trabalhos de natureza teórica e empírica. Deve-se ressaltar que muitas teorias sociológicas clássicas e contemporâneas forneceram e ainda fornecem insights fundamentais para análise organizacional. A sociologia organizacional registra uma longa história de interesse pela análise do impacto da estrutura social sobre o funcionamento das organizações e dos processos sociais sobre as dinâmicas organizacionais. Neste percurso, destacou que as relações sociais estão presentes tanto nos âmbitos formais, quanto informais das organizações. Tanto internamente, integrando seus membros, quanto externamente, conectando-as com outras organizações. Portanto, os estudos sociológicos reunidos no livro versam sobre o tema da transformação e inovação organizacional a partir de três aspectos: 1) o comportamento dos agentes promotores de mudança; 2) a relação entre estrutura social e mudança; 3) as relações de interdependência entre agentes da mudança.