Investigações na formação de professores: inferindo conexões e realizando aprendizagens em Ciências e Biologia

Organizadores: Nilda Masciel Neiva Gonçalves, Sergio Bitencourt Araújo Barros

ISBN: 978-65-5381-156-0

DOI: 10.51859/amplla.ifp560.1123-0

Ano da publicação: 2023

A coletânea “Investigações na formação de professores: inferindo conexões e realizando aprendizagens em Ciências e Biologia” contempla resultados de pesquisas qualiquantitativa desenvolvidas por integrantes e egressos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Senador Helvídio Nunes de Barros em parceria com professores do Curso de Pedagogia da UFPI e do IFMA e egressos do curso de Psicologia da Faculdade Ari de Sá (FAS). Trata-se da apresentação de estudos desenvolvidos na formação inicial de professores, abrange o ensino de Ciências e Biologia nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio, dificuldades de aprendizagem na área em questão, discussões sobre questões de gênero na formação de professores, práticas de ensino, reprovação no ensino superior, a produção da aula de Ciências e de matérias didáticos no Estágio Supervisionado, bem como concepções de aprendizagem pós-pandemia da COVID19. Nesse contexto, considerando a necessidade de inserção de novas práticas aos espaços formativos para aprendizagens em Ciências e Biologia, as pesquisas aqui postas ajudam a refletir sobre a realidade onde estamos inseridos na busca incessante por transformações que elevem a qualidade do ensino ofertado na Educação Básica e no Ensino Superior.