Ações multidirecionais de educação em saúde para pessoas com doença de Parkinson que utilizam ou não óleo de Cannabis como medida terapêutica adjuvante

Autoras: Larrysa de Morais Alves da Cruz, Jaqueline Rocha Borges dos Santos, Maria Eline Matheus

ISBN: 978-65-5381-155-3

DOI: 10.51859/amplla.ame553.1123-0

Ano da publicação: 2023

A doença de Parkinson (DP), conhecida por sintomas motores e não motores, é evidenciada por progressão e sem cura. Para tanto, a garantia do bem-estar ao/à paciente, com impacto em melhora da qualidade de vida, explicita o protagonismo assumido na busca de caminhos terapêuticos. Portanto, o uso de óleo de Cannabis, quer seja compassivo ou não, agrega como estratégia terapêutica. O objetivo do estudo apresentado nesse livro foi a construção e avaliação de materiais educativos para educação em saúde, utilizando diferentes tecnologias educacionais, direcionados às pessoas com Parkinson (PcP) que fazem o uso compassivo ou não de óleo de Cannabis. Trata-se de um estudo transversal descritivo realizado entre novembro de 2020 e novembro de 2022, dividido em duas etapas: a primeira consistiu na elaboração de duas ferramentas educativas (calendário posológico e controle mensal), dois boletins informativos e dois vídeos educativos com temas relacionados a DP e canabinoides; e a segunda, na avaliação da aceitação desses materiais educativos por PcP. Os boletins informativos e os vídeos educativos avaliados foram bem aceitos pelos pacientes, em relação ao conteúdo e estrutura, além de serem considerados relevantes. O calendário posológico e o controle mensal mostraram-se úteis para PcP que buscam organizar a sua rotina terapêutica, a fim de melhorar a adesão e a eficácia do tratamento. Portanto, a adoção de práticas de educação em saúde qualifica as atividades clínicas, como um serviço inserido no processo de cuidado.